16/09/2007

Na "Terra dos Sonhos"


"Tenho saudades tuas/ Sempre que não te vejo/ Apeteces-me a sério/ És dono do meu desejo/ Não me estragues a alma/ Não me mexas no fundo/ Não dês cabo do plano/ Que se estende ao meu mundo"

Jorge Palma

Deu-se puro, naquela pureza contaminada e destruída que é tão própria dele. Cantou com a alma suja canções que limpam e que cicatrizam. Que nos abrem caminho para certezas. Decadência genial a de Jorge Palma. Será que há 11 meses e 1 dia atrás, foi tão bom como na passada sexta-feira? Há coisas que nunca vamos saber...

"Quantos pontos cardeais/ ficarão no cais da solidão?/ Quantos barcos irão naufragar/Quantos irão encalhar na pequenez/ da tripulação?"


Dali- fiz a primeira visita ao palácio do freixo hoje. Lembro-me de passar lá, em infância, quando a estrada lhe passava rasteira à porta. Louvável a reconstrução do espaço, o restauro dos frescos muito bem conseguido. E Dali... faltou apenas "persistência da memória", "O grande masturbador" e "Ovos estrelados sem o prato", obras que sempre quis ver de perto. Adorei a ilustração litográfica de Pantagruel, a tauromaquia surrealista, a bíblia sagrada (se bem que podiam ter traduzido os títulos dos quadros (nem todos percebem latim!!!)) nos 5 livros do antigo testamento e as ilustrações dos poemas de Mao Tsé (que pelos vistos foram publicados post mortem).

Já agora: sabiam que Dali fez o logo da Chupa Chups??? (em 1969).

Mais uma semana a caminho, quase reentrée da estação triste (quiçá feliz)... Os domingos são sempre semi depressivos, por mais que se tente!!!

Mens sana in corpore sano
(Porque é que o fêcêpê joga na terça??!)

Sem comentários: