30/08/2007

Instinto maternal

Tenho andado "lazy" em termos de posts. Há muito para dizer, comentar, lamentar, rir, ironizar. Mas não é o momento certo, porque este post está a ser escrito em velocidade cruzeiro - hoje há jantarada e noite sem fim.
Perco-me de amores por crianças... Hoje passei o dia com uma, a minha prima lindaaaa!!!! Com um olhar tão quente e inocente que nos conquista à primeira, que nos oferece sorrisos sem conta, que dá mais vida à vida.
E tive de registar este momento, porque às vezes temos a necessidade de nos rodearmos desta dita inocência para conseguirmos dar valor aos gestos mais banais... Despertou em mim de novo aquele instinto maternal insaciável, de cuidar dela, fazer massinhas de cores e sopas de letras, ensinar-lhe como se apertam os sapatos e enchê-la de mimos brandos. Apertar-lhe os lençóis durante a noite, em troca de um beijo imperdível.
Final de tarde estava literalmente "rota"!!! A energia dos miúdos desgasta, mas vale a pena. Caí na cadeira da esplanada, entregue aos deleites da leitura, música e uns bons dedinhos de conversa. (TANOEIRO forever!!!!!!)
Oxalá a noite seja também perfeita. "Noite perfeita/ Tu és perfeita...!

27/08/2007

Instante d2











"Não quero que você me coma
Não quero que você me engula
Não quero que você me acorde
Não quero que você me durma
Não quero que você me assista
Não quero que você me assuma
Não quero que você me corte
Não quero que você me inclua

Eu só quero um segundo teu
E um segundo meu
Um instante de dois
Sem mais, nem pra depois eu te dizer
Que eu te amo não
Te amo demais para ser prisão
De dois
Amor

Eu só quero um segundo teu
E um segundo meu
Um instante de dois
Sem mais, nem pra depois eu te dizer
Que eu te amo não
Te amo demais para ser prisão
De dois
Amor"

Cibelle - Instante de dois

25/08/2007

Kit de sobrevivência para o mau tempo:
1- Benfica na Tv. É mais um Acontece... Aspecto positivo: o índice de fealdade do plantel tem vindo a decrescer.
2- Uno, mikado, sangria... e haja alegria!
3- Dança do sol
4- Conversa da treta: dissertações sobre óculos de sol, cristina Kirchner e o borda ´d'água.
5- Mirones munidos de binóculos (bombástico).
6- Polígrafo mentiroso!!!!!!!!!!!

Referência a Eduardo Prado Coelho no mínimo sui generis. A sic notícias escolheu como memória uma entrevista dirigida por Bárbara Guimarães, em que esta o questionava sobre a receita de marmelada de Helena Sacadura Cabral...
Ainda ontem li uma entrevista dele...
Fica a promessa que vou ler "Tudo o que não escrevi"

Fim de noite a aprender regimes políticos da América do Sul e a dar lições sobre origem da Amnistia Internacional.
E agora, o telélé toca... Publica-se o post sem reler.

From Russia with love

Sempre disse que não morro de amores pela Rússia. O ex-KGB e judoca causa-me arrepios, o clima é também ele arrepiante, a praça vermelha fica mal em fotos de gajos a fazerem jogging (eheheh), acho abominável que eles considerem um must ter amantes, adorarem ser novos ricos (sociedades de elite à marretada), enjoei vodka, a língua deles é um terror,... e só não falo de coisas mais sérias, porque não é suposto ser sério!



As novas pretensões da Rússia expandem-se ao árctico. Até aqui, nada de errado. É natural que existam muitos interessados no círculo árctico. Não é preciso ter olho em terra de cegos pa se (ser Rei) saber que aquilo fervilha em recursos, desde o petróleo, ao gás, diamantes,...



À conquista dos seus intentos, a Rússia fez uma expedição e ao que parece, pôs uma bandeirola nas profundezas. Para tal, socorreu-se do Mir-1 e do Mir-2 (soa a familiar, não é?) que são, nada mais nada menos, do que os mesmos protagonistas das filmagens do James Cameron pró "Titanic". Ridículo mesmo foi uma estação televisiva ter "aperfeiçoado" o documentário da dita expedição com as próprias imagens que Cameron eternizou há 10 anos atrás. É que é preciso muita estupidez natural e fé para se achar que ninguém iria dar conta, até porque o Titanic nem foi um sucesso arrebatador nas bilheteiras, VHS, DVD,... Se querem mentir, pelo menos esforcem-se pa ser convincentes.

"Mintam com estilo... Mintam como um homem!!!"

Hoje só poderia ser assim





24/08/2007

Deliberadamente sem título

"Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer" Pois...

Horas de sono = 3...
Deixei-me embalar pelo revivalismo de entrar num bar (i)legal, que tem olhos para o porto todo...lindo. Bebi aquele chá, que jamais hei-de apagar dos sentidos, sentei-me no chão. E confesso, o tempo andou para trás. Pude mesmo activar o "rewind" (às tantas já referendaram sobre a matéria e, quando menos esperar, posso contar que (re)fiz o que deixei por fazer e que te disse tudo o queria). Qual dejá vu, qual quê! Senti-me nos 19, quando saíamos de casa às tantas, tu sussurravas a palavra mágica no intercomunicador e ficávamos por ali, entre livros de Eça e revistas Maria, tragos de vodka mal amados, fantasias de carnaval, até termos vontade de partir pa outro lugar (ainda te lembras? Sei que sim).


Quentes e boas (como esta torradinha que estou a trincar enquanto escrevo):


- Massive Attack no Coliseu do Porto, dia 18 de Setembro!!!! Trazem o Weather Underground, só espero que não se esqueçam "daquele" ábum de 98... (Mezzanine, para os incultos!) Join me?


- Li e tenho de partilhar: "Falta de sexo vicia em trabalho". Um estudo com 32.ooo almas concluiu que as que não têm relações sexuais satisfatórias (uns lamentáveis 35%) usam o trabalho pa se esquecerem desse (pequeno) "detalhe". Resultados extrapoláveis à nossa população activa? Acho curioso averiguar se o inverso também é verdade (fica a sugestão para 1 novo estudo).


- Registo aqui um dilema que tem assolado esta cabecinha pensadora: tendo em conta o mini-crash actual, a subida abrupta das taxas de juro, a comiseração do PSI20 e afins... o preço das casitas vai ter forçosamente de descer, certo? Bebo 1 líquido à saúde da liquidez dos bancos, porque me dilacera a ideia de pensar que podia ter poupado uns valentes trocos...


- Tenho notado que uso imenso advérbios, o que me deixa dramaticamente e incomensuravelmente decepcionada. Tudo o que é demais é moléstia... Mas vou tentar controlar o impulso.



E porque hoje é 6a (neste momento, tanto me faz)... mas é um pseudo pretexto, acaba-se de uma maneira bonitinha o primeiro post do dia. Vai uma declaração de amor??



Amo-te desde o primeiro raio de sol até ao cair do pano. Amo-te muito antes de saber o que isso era. Amo-te no trânsito frenético, ao som dos caprichos da rádio. Levo-te comigo para todo o lado. E sei que sempre que volto, continuas à minha espera. Amo-te da ribeira até à foz, na tua timidez única, de luzes esbatidas. Amo-te na arrábida, na ida ou no regresso do cinema. Respiro-te, porque me dás vida. Amo-te do cais de gaia, onde consigo absorver-te em mim. Amo-te na baixa, na sé, na praia, no parque da cidade,... Soube desde a primeira vez que queria chamar-te meu. Sei-o desde sempre. Amo-te pela forma graciosa e subtil como me deste e dás tudo, mesmo quando nada te pedi. Amo-te por me encheres o olhar. Amo-te até pela forma rude e vil com que me magoas e me tiras o que não podia perder. Mas sei que me dás de volta. Por tudo isto... és o meu Porto. Amo-te Porto...

23/08/2007

Conversa profícua?

Vou tentar reproduzir este diálogo contagiante. Inédito.

Follow me


"- Sabes, tudo acontece por um motivo.

- Ok, só que nem sempre temos a capacidade de o perceber de imediato.

- Por exemplo, sais de casa e encontras uma moeda no chão. Motivo?

- Bem, alguém a deixou cair!!!

- Muito bem! O Bush compara o Iraque à 2ª Guerra Mundial. Motivo?

- Sei lá... Quer relembrar as velhas glórias passadas?

- Não!!! Porque os assessores lhe pediram para o dizer...

- Ahhh, certo.

- Porque é que esta água não está fresca?

- Porque tá ao sol...

- És genial. Tás a chegar lá! Porque é que o teu nome tem 7 letras e nasceste no dia 7?

- Pura coincidência.

- Erro outra vez... Porque o universo conspirou a teu favor.

- Uau!!! Tou tola com essa explicação... É um motivo muito válido! Então agora responde-me tu... Porque é que não podemos voltar atrás? Não temos botão "rewind"?

- É claro que podemos voltar atrás! E temos botão "rewind". O mal é que uns querem e outros não. A solução passa por referendar sobre essa matéria."


(...) o delírio prolongou-se, mas já destaquei o mais relevante...


Agora ponho eu a questão, já com resposta.
Porque é que estão a desenvolver um método, a magnetoencefalografia, que permitirá diagnosticar doenças da cabecinha num minuto??
Esta é fácil, não é? Pa te tratarem mais rápido!!!

Live from balcony

Pano de fundo matinal: Mr. Brightside (The Killers) + Read my mind (idem) + Somebody told me (idem!) + Andy you're a star (ok, idem!!) + Heart it races (Architecture in helsinki - é mesmo colossal) + Schizophrenia (Sonic youth) + desfecho não condicente - The closest thing to crazy (Katie Melua)

- Destaque prá campanha da JSD naquela "carroça" com 3 ou 4 figurantes em cima, e uma música cujo refrão não atinge a mais perspicaz das almas (já deviam ter aprendido que é melhor pagar ao Tio Quim pa se ter uma coisa em condições). Ou seja, desperdício evidente de tempo e dinheiro (até o PPM conseguiu, em tempos idos, fazer melhor com menos...)

- Sushi maravilha, excepto wasabi (doeu mesmo). Once again, thanks for the dinner. Valeu!


- Meninnaaaa lindaaa, não ri!!! Sugadita!


- Aplauso à comezinha TVI, que anda a fazer campanha de mkt à minha futura profissão (parece que já é o 2º dia consecutivo, se bem que não vi nenhum...) Ontem foi, de acordo com fontes fidedignas (que pedem anonimato), subordinado à hipertensão arterial (eu e a HTA temos algo em comum - somos maioritariamente idiopáticas...)

- Ainda no que toca a mkt, ouviram falar no estudo conduzido em crianças do R.U, que afirmaram que a paparoca contida em embalagens do McDonalds lhes sabia melhor? Que melhor estudo poderia haver para se continuar a investir, forte e feio, em publicidade para a miudagem? (o Conan Obrien fez questão de nos mostrar 1 raparigo de carita laroca "vestido" com uma caixita de batatas fritas (pequenina, por sinal)... yuppi, gorduras saturadas!!! Os graúdos também costumam ser aliciados por pacotes de qualidade).

- (...) Bem, se ainda tiverem entre o vosso entulho literário a Pública de 5 de Agosto, (re)leiam a Crónica "Porque sim" do Daniel Sampaio (pág. 82) - não nos podemos calar! É gratificante constatar que a nossa situação não passa despercebida. Li, gostei e guardei. Falo, concretamente, das instalações daquilo a que somos forçados a chamar de "Faculdade".

- Dr. House- aiiiiiiiiiii!!! Dá que pensar: "I sit, I watch, I imagine", "Time can't change anything. If you don't do anything, everything will be the same.", "Do you think God did this to you, to punish you?"


- Indecisão: a caminho de Caminha ou Ritual? Ou ainda, borguice cos veleiros?? Ou ainda (e ainda Bota Botilde)... E o escolhido é...


- Remanescência: é hoje? É desta? Será?


- Previsões: no final do dia (se me apetecer) Para mais informações: ** *******

22/08/2007

Mais um final de dia. Assiste-se ao último raio de sol, naquele tempo conta-gotas. Lista de preces repetida por dentro. Invasões melancólicas. Magicar de projectos. Tentativas frustradas de perceber o que não percebo mesmo. Uma total bipolaridade. Mais derivas. Ganhos, perdas. Vou, não vou? Faço, não faço? Digo, não digo? Sempre que páro... indecisões. Circunscrevo-me a mim própria, absorvo-me em silêncio, emano inquietude. A serenidade e acalmia estão aqui. Mas não são minhas. O que fazes quando te encontras tanto? O que fazes quando sentes que tens o que queres, mas que no fundo, ainda queres aquilo que não tens? Como um sentimento de cobiça, como uma indignação elevada a um qualquer expoente insano... Como um conformismo inconformado. Como um contracenso.
Não passa disto mesmo.
Um momento. E logo logo, já passou.
Hora de ir jantar, que hoje há sushi (humm) num qualquer Baltazar aqui da zona.

sAbE bEm AcOrDaR aSsIm


Vai uma sueca?
I'm From Barcelona - We're From Barcelona


21/08/2007

Abram os olhinhos sff!!! Lei inviabiliza contratação de nutricionistas

"Há apenas 52 nutricionistas colocados em centros de saúde. O que equivale a dizer que há um profissional de nutrição, nos cuidados de saúde primários, para cada 183 mil portugueses. Uma situação que não vai melhorar, já que, à luz da nova legislação sobre contratação de técnicos superiores de saúde, a colocação de nutricionistas fica, na prática, inviabilizada.Uma circular informativa, que esclarece alguns pontos do Decreto-Lei 276A/2007, impõe que apenas nutricionistas com grau de especialista possam ser contratados a termo certo. Esta exigência já existia, mas apenas para o ingresso nos quadros dos serviços públicos, explica Alexandra Bento, presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN), ao JN.O problema, criado com a nova lei, é que não vai haver nutricionistas especialistas para contratar. A dirigente da APN explica para obter o grau de especialista, o licenciado em Nutrição tem de fazer um estágio num organismo do Serviço Nacional de Saúde. Dos cerca de mil nutricionistas que existem em Portugal, pouco mais de cem possui esse grau e já estão todos colocados.Se os centros de saúde e hospitais não puderem contratar nutricionistas não especialistas, na prática, não terão quem contratar, uma vez que os graduados que existem já estão nos quadros. Por outro lado, impossibilitando a entrada dos nutricionistas nos serviços públicos, nega-se a hipótese de fazerem estágio e obterem a especialidade, sublinha a presidente da associação profissional."

Numerar o nonsense

  1. Como sou miúda de acreditar em milagres, jubilo de alegria por saber que o Camacho voltou, talvez para tentar iluminar a Luz. Bienvenido Camacho!
  2. Ontem cumpri meticulosamente os ditos 5 minutos de apagão, depois de me terem "torturado" com sms e e-mails para aderir à causa. Não senti grande paz de espírito e fiquei a pensar: qual será o gasto energético de um frigorífico para recuperar a temperatura a que estava antes de ser desligado?..
  3. Foi noite de "Casa Cheia"! (não é alusão à Serenela Andrade ou à sua poupa carismática).
  4. Gadgets - aprende-se a adorar uma cena desprovida de interesse, pelo menos enquanto é novidade... depois, passa a ser mais um objecto prosaico,que guarda muito de nós.
  5. Vem aí o primeiríssimo álbum dos One Love Family, caso pa dizer: aleluia!!! (esta foi uma clara alusão ao título do mesmo: "Allelujah"). Agora num tom mais sério - acho que vai valer a pena, especialmente naqueles dias em que nos apetece pintar o mundo às cores.
  6. Surpresa das surpresas foi mesmo Sizo, uma revelação tuga. O álbum "Nice to miss you" está disponível para download (legal!!!) no site: www.deathtosizo.com (thanks for the tip my frind :) )
  7. Last but not least, obrigada pelo feedback que têm dado sobre o blogue.

20/08/2007

Pausa

Do nada, ouve-se...

Parou tudo.
Retoma-se a velocidade cruzeiro, como se fugisse da agonia, como se pudesse mesmo fugir, mas não posso.


"Mas, se tu me prenderes a ti, passamos a precisar um do outro. Passas a ser único no mundo para mim. E, para ti, eu também passo a ser única no mundo..."

Viagem

Aparelhei o barco da ilusão
E reforcei a fé de marinheiro.
Era longe o meu sonho, e traiçoeiro
O mar...
( Só nos é concedida
Esta vida
Que temos;
E é nela que é preciso
Procurar
O velho paraíso Que perdemos).
Prestes, larguei a vela.
E disse adeus ao cais, à paz tolhida.
Desmedida,
A revolta imensidão
Transforma dia a dia a embarcação
Numa errante e alada sepultura...
Mas corto as ondas sem desanimar.
Em qualquer aventura.
O que importa é partir, não é chegar.


Miguel Torga

P.S. (ao escrever PS fiquei com imensa vontade de reler o Post Scriptum de António Sena): Ao contrário da Drª Isabel Pires de Lima e afins, não me esqueci...

19/08/2007

A teoria das pipocas de microondas

Bem, fica o alerta!!!
Pipocas de microondas podem ser até mais práticas. Compra-se a bolsinha, seguem-se as instruções, põe-se o filme a rolar, ultimam-se preparativos. Poupa-se energia e tempo, fica menos louça pra lavar... é uma maravilha!
Até que a bolsinha decide dar largas à imaginação e explode de contentamento ;P Resultado: estrilho brutal na cozinha, o caos,a intempérie!!! Nada de pipocas pa ninguém.
Já o filme, fenomenal. Sem dúvida, um dos melhores que já vi - Donnie Darko. As angústias, o vazio da vida, a mediocridade das pessoas, a solidão, a incompreensão que ele sentia… Creio não ter entendido o filme na sua totalidade; muito provavelmente é esse o objectivo. Mas o facto de me ter passado a mensagem de que podemos escolher um caminho (mesmo sem um coelho Frank) é simplesmente brutal.
Podemos repetir? Simmmmm!!!!
P.S: pipocas, só das tradicionais!

São só distracções

Trivial


Rituais de domingo iniciados: despertar tardio, banho de prazer, brunch apetitoso, caminhada pelo calçadão que culmina, invariavelmente, na compra do jornal.

Já no Homem do Leme, sorvendo aquele café quase mágico (desta vez não estava queimado!), entre sorrisos de uma cumplicidade que se não tem, desperta a curiosidade para o tema da revista... sexo e comida. Expectável é que a "Notícias Magazine" atinja o seu auge de vendas hoje!

O artigo está razoavelmente bom,embora com algumas lacunas na fisiologia ligada à sexualidade, pois a oxitocina não explica tudo. Mas falta-lhe, essencialmente, estabelecer uma ponte fundamental - a ligação sensorial entre sexo e comida é descurada. A boca é o elo de ligação primordial: a boca que recebe o alimento, a boca que determina o início de um novo expoente de prazer. Todos os sentidos são potenciados e estimulados se, durante o sexo, houver comida. Um simples morango com canela, a pedra de gelo quente que queima e refresca, o quadrado de chocolate que vai derreter mais depressa do que o habitual (porque a temperatura do corpo está muito acima do seu normal)... atingem-se píncaros extrasensoriais.

Acima de tudo, julgo não ser essencial fazer uma refeição abundante, requintada/gourmet como ritual de iniciação para o resto. O acto social que vigora numa refeição a dois não se cinge apenas à mais básica função dos alimentos - nutrir - mas sim à descoberta e ao desejo de partilhar "outras iguarias". Só para casais que tenham uma relação de longa data é que isto se torna possível; nos restantes casos, a ânsia do "culminar perfeito" corta todos e quaisquer apetites. Não neguemos - a paixão emagrece!..

Deixando os famigerados pecados capitais para trás antes que sucumba à tentação (!), vou agora mesmo trabalhar... talvez amanhã seja o meu domingo no mundo (aiii Sérgio Godinho).
Ficam duas charadas de difícil resposta: O que são uma boa noite e um bom dia?? (aceitam-se sugestões)

Manual de inciação para uma vida ba(descomu)nal


Confiem nestas palavras pouco sábias, mas seguras. Vai-se em "Busca da Felicidade", num qualquer forte assente nuns rochedos (diga-se em forma de queijos(?)) e alguns minutos depois, entre bocejos de tédio, desiste-se de imediato dessa procura... porque a busca da felicidade faz-se na areia, onde o mar há-de sempre enrolar.

Loucas são as noites banais, que passamos sem dormir. Sou amante da vida, destes deleites súbitos, destes acasos desleais (ou quiçá tão leais), que fazem com que valha a pena. Deste frio que se entranha, desta brisa que fascina, deste porto que alucina e nos faz perder...para encontrar.

Sabe bem


18/08/2007

Ohio, Maine, Kentucky, ... Springfield não valeu!!!


É com algum lamento que expresso a minha desilusão com os Simpsons - The Movie... Pois é, anos e anos de dedicação a uma série de culto, expectativas ao rubro para fazer mais um tour por Springfield, para reabsorver a banda sonora de Danny Elfman, e tudo quanto me fascinava nas horas perdidas no sofá... puff.

Não sei se é ou não um sentimento colectivo. Consegui rir no filme, mas o filme não me pôs onde eu quis chegar... Faltaram mais pitadas de Krusty, de Ned Flanders, do Moe e até do Apu (é adorável!). Boas mesmo foram as tiradas sobre download ilegal (aplaudo!), a ironia de publicitarem a Fox no próprio filme (piada lucrativa e com classe), bem como o desfecho do concerto dos Green Day (não salvaram o Darfur, mas o afundanço ao jeito de Titanic foi divinal).

Fruto do meu estado de espírito (um pouco ao jeito do "the dark side of the moon") nesse dia, dou-lhe o benefício da dúvida e aguardo o dvd, para ver se poderei chegar aonde me propus.

A primeira vez


Embora o título seja sugestivo, acabe-se já com o "estado de arte", que aquilo de que aqui se fala é mesmo do primeiro "post". Sensação boa esta. Poder escrever o que quero, sem destinatário...
Já em tempos tive um blogue, imposições das ditas "modernices" na Faculdade. Completamente superficial, confesso. O que interessava mesmo era escrever muito e bem, para que a avaliação fosse favorável...
Logo, esta experiência é totalmente nova, é pura, é sã. E partiu de mim, o que lhe confere um estímulo adicional.
Parca nestas primeiras palavras, porque a timidez ainda reina (teimosamente)... lá se há-de perder. Espero que haja desse lado um qualquer fruir na leitura do que aqui tenciono deixar - um pouco de mim e do meu mundo, para me libertar.